Uma das qualidades mais desejáveis num texto no vestibular é a coerência. Na produção de sua redação no Enem, Concurso ou Vestibular você precisa organizar bem suas ideias e é disso que trataremos neste artigo.
COERÊNCIA
Um pouco de teoria
No texto seguinte, uma
redação escolar, há uma falha notável em sua narrativa. De que se trata essa
falha?
Havia
um menino muito magro que vendia amendoins numa esquina de uma das avenidas de
São Paulo. Ele era tão fraquinho, que mal podia carregar a cesta em que estavam
os pacotinhos de amendoim. Um dia, na esquina em que ficava, um motorista, que
vinha em alta velocidade, perdeu a direção. O carro capotou e ficou de rodas
para o ar. O menino não pensou duas vezes. Correu para o carro e tirou de lá o
motorista, que era um homem corpulento. Carregou-o até a calçada, parou um
carro e levou o homem para o hospital. Assim, salvou-lhe a vida.
Coerência
deve ser entendida como unidade de texto. Um texto coerente é um conjunto
harmônico, em que todas as partes se encaixam de maneira complementar de modo
que não haja nada destoante, nada ilógico, nada desconexo. No texto coerente
não há nenhuma parte que não se solidarize com as demais.
Podemos
encontrar três níveis em que a coerência deve ser observada:
COERÊNCIA NARRATIVA
As
quatro fases da narrativa (manipulação, competência, performance e sanção) se pressupõem, isto é, a posterior depende da
anterior. Assim, por exemplo, um sujeito só pode fazer alguma coisa
(performance) se souber ou puder fazê-la (competência).
Outros
casos de incoerência narrativa não podem ocorrer. Por exemplo:
1 – quando uma personagem adquire um objeto de outro,
é claro que este deixou de possuí-lo;
2 – as ações atribuídas a uma personagem devem ser
compatíveis com suas características psicológicas.
COERÊNCIA FIGURATIVA
Consideremos duas definições:
Tema – palavras ou expressões que não correspondem a algo
existente no mundo natural. Por exemplo: humanidade, idealizar, privação,
feliz, necessidade etc.
Figura - palavras ou expressões que correspondem a algo existente no mundo
natural. Por exemplo: água, comer, beber, feno, límpidas etc.
Assim,
a coerência figurativa consiste em atribuir a temas figuras compatíveis.
Suponhamos que se deseje figurativizar o tema “despreocupação”. De que figuras
se precisaria ? Naturalmente, “pessoas deitadas à beira de uma piscina”,
“drinques gelados”, “passeios pelos shoppings”
etc. Não seria estranha na figuratização desse tema a utilização de figuras
como “pessoas indo apressadas para o trabalho”, “fábricas funcionando a pleno
vapor” etc.?
COERÊNCIA ARGUMENTATIVA
Num
esquema de argumentação, joga-se com certos pressupostos ou certos dados, e
deles se fazem inferências ou se tiram conclusões que estejam verdadeiramente
implicadas nos elementos lançados como base do raciocínio que se quer montar.
Se os pressupostos ou dados de base não permitem tirar as conclusões que foram
tiradas, comete-o se a incoerência de nível argumentativo.
Fico louca meu deus quanta coisa!!!
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